>

Nota: este artigo é apenas para você que ainda não conhece (ou conhece muito pouco) sobre Orientação a Objetos.

Nota 2: o artigo procurou utilizar a linguagem mais simples possível, principalmente focando em quem realmente não conheça nada de Orientação a Objetos.

Introdução

Ao longo dos anos, a qualidade e metodologia para desenvolvimento de softwares foi evoluindo. Atualmente um dos requisitos de um bom programador é, no mínimo, conhecer os dois paradigmas mais utilizados na programação. Programação estruturada e orientação a objeto. Os mesmos serão demonstrado neste artigo.

Paradigmas de Programação

Na prática, sempre que trabalharmos com programação, é necessário utilizar um paradigma de programação. É através do mesmo que é possível realizar a codificação de seus programas. Não misture paradigma com lógica de programação, independente de qual utilizar, a lógica é uma só. O que muda é apenas a maneira que você vai expor seu código.

Nota 3: existem diversos outros paradigmas. Mas o foco do artigo é nos dois principais (que aqui foram citados).

Paradigma Estruturado

A programação estruturada tinha o objetivo de ser criada para utilizar três estruturas para desenvolvimento: Sequência, decisão e interação. Foi criada por volta de 1975, focada em utilizar funções e sub-rotinas nos programas. O paradigma estruturado utiliza a programação imperativa. Na prática isso se deve pela questão de você desenvolver de uma forma lógica e com sequência. Você diz ao computador, faça isso, e depois isso. A questão de sub-rotinas e funções é um grande ponto da programação estruturada. Utilizando a mesma é possível concentrar pedaços de seus códigos em determinados blocos e, somente utilizá-los, quando for necessário.

A programação estruturada possui algumas características que a fazem ser um paradigma muito utilizado. Entre eles está o curto espaço de tempo para o aprendizado. Desenvolver de forma estrutural é uma maneira simples e objetiva, mas nem todas as linguagens possuem suporte a esse paradigma, por isso a programação estruturada tem cada vez mais perdido espaço no mercado.

É claro que ao desenvolver desta forma, você irá possuir uma produtividade muito maior, mas quando for necessário dar manutenção em seus sistemas, tanto na questão da produtividade e entendimento do seu código, será cada vez mais complicado. Outro grande fator que não justifica a utilização da programação estrutural é a questão da reutilização de código. Assim como em qualquer área, reaproveitar algo que já foi construído é sempre importante e, no mundo da programação, não é diferente.

Neste paradigma, reutilizar seus códigos, não é uma tarefa simples e, tentar ser o mais genérico possível não é uma tarefa simples, até porque você precisa de outras metodologias para realizar essas implementações de reaproveitamento total do código. Neste ponto, se você utilizar sub-rotinas pode começar a reaproveitar seus códigos, mas ainda sim o mesmo ficará sempre dependente de algum procedimento. O Desenvolvimento em equipe também não é uma tarefa simples, antes de tudo, independente de reuniões e especificações do software, cada desenvolvedor possui uma maneira de desenvolver, e apesar das empresas/equipes tentarem criar padrões, o código sempre será complexo e de difícil compreensão (e repetição).

Nota 4: o objetivo deste artigo não é mostrar o que é melhor ou pior, e sim mostrar pontos fracos e fortes de cada um.


Paradigma Orientado a Objetos

A programação orientada a objeto foi criada em conjunto com a linguagem Smalltalk. A mesma é hoje o paradigma de programação mais recomendado para o desenvolvimento de softwares. É também conhecida como OOP - Object Oriented Programming e POO - Programação Orientada a Objeto ou simplesmente OO (Orientação a Objetos). Além da parte de codificação, um de seus objetivos é a análise do projeto.

A compreensão dos conceitos na orientação a objetos é fundamental, para que seja possível colocá-los em prática. Outro fator importante é a utilização do mundo real para o desenvolvimento. Quando começamos a pensar de forma Orientada a Objeto, é preciso recorrer ao mundo real para o desenvolvimento das aplicações.

A Programação orientada a objetos tem como um dos seus grandes atributos o suporte às principais linguagens do mercado. Muitas linguagens que implementam a estrutural também utilizam o paradigma OO. Além disso, existem linguagens que utilizam somente a OO como seu paradigma. Um dos grandes fatores da POO é a fácil manutenção na aplicação. Utilizando técnicas da OO é possível desenvolver uma aplicação completa com fácil manutenção - isso inclui alterações de módulos e correções de erros etc. O trabalho em equipe é outra questão que faz a OO ser (já está) um paradigma cada vez mais contextualizado no mercado. Utilizando Padrões de Projeto (técnicas e metodologias utilizadas na OO), é possível melhorar ainda mais o trabalho em equipe. Com o passar do tempo será notório o quanto a orientação a objetos nos traz produtividade e reutilização de código. As oportunidades para desenvolvedores estão cada vez mais exigentes. Assim, o conhecimento de mais um paradigma, neste caso a OO, fará com que você comece a se encaixar nesses requisitos.

O Mercado procura sempre por profissionais qualificados, e atualmente a OO não é conhecimento adicional, mas sim, um requisito obrigatório para qualquer desenvolvedor.

Este artigo é um complemento do Curso de Java Grátis da RL System. É muito importante que você assista ao curso para dar continuidade ao curso.



Comentários

Vantagens em estudar na RL System

Conheça algumas das vantagens em estudar com a RL System, se tornar um desenvolvedor Full Stak ou DevOps e dar um UP na sua carreira!

Plataforma de estudo simples e intuitiva

Através do Painel do Aluno, você tem acesso de forma simples aos seus cursos, arquivos, certificados e muito mais.

Suporte 24 horas para tirar suas dúvidas

Você tem suporte com nossos instrutores e moderadores em um fórum exclusivo para você tirar suas dúvidas.

Certificado ao final do curso

Todos os cursos da RL System emitem certificado, apôs uma prova online, comprovando que você realmente aprendeu.

Satisfação Garantida

A RL System possui mais de 300 mil alunos e mais de 500 mil certificados emitidos.

Planos de Estudos

Não sabe por onde começar? Temos planos de estudos exclusivos para Membros Gold. Torne-se agora um desenvolvedor Full Stack!

LiveCast

LiveCast semanal, ao vivo e online para tira dúvidas e ensino de novas tecnologias!